Como funciona a repescagem da OAB?

como funciona a repescagem da oab
como funciona a repescagem da oab

O resultado da segunda fase não foi como esperado? Está com dúvidas sobre o que fazer? Como funciona a repescagem na OAB? Foi pensando nessas dúvidas que escrevi esse post, para explicar tudo sobre a repescagem no exame de ordem. Vamos lá!

O que é a repescagem da OAB?

A repescagem é o edital aditivo de reaproveitamento do exame que você fez. Ou seja, ela foi pensada para beneficiar os alunos que foram aprovados na primeira fase mas reprovaram na segunda fase do mesmo exame, assim, os candidatos reprovados possuem mais uma tentativa na segunda fase do próximo exame.

Nesse sentido, é importante lembrar que esse reaproveitamento pode ser feito uma única vez no exame subsequente para aqueles candidatos que tenham sido reprovados eliminados ou ausentes na segunda fase do exame anterior. 

  • Saiba o período de inscrição na repescagem no site oficial da FGV.

Fique sempre atento aos prazos para não perder e poder reutilizar o valor voltando para repescagem lembramos que você pode sim trocar a sua área de conhecimento para a segunda fase e no aproveitamento, mas pensa com carinho antes de mudar, você terá que estudar desde o início uma matéria nova e não vai poder aproveitar o estudo anterior… 

MAPAS MENTAIS OAB

Posso alterar o local de realização da prova?

Pode sim! Além de modificar a área de segunda fase, você pode alterar o local de realização da prova. Mas, a alteração de estado só é possível em casos excepcionais e nessas situações você deve fazer uma solicitação junto à coordenação Nacional do exame de ordem. Caso você perca o prazo de inscrição para repescagem ou não comparecer no dia da prova você não poderá fazer a repescagem em outro exame. Por outro lado, a exceção aqui é no caso de você realizar novamente a primeira fase. 

Além disso, outra situação interessante é que você pode se inscrever para a primeira fase do próximo exame e ir para a repescagem do exame que você reprovou. Calma que vou explicar! 😄

Por exemplo, se você não foi aprovado na segunda fase de determinado exame (Exame X), nesse caso, você pode fazer o reaproveitamento para a 2ª fase do exame seguinte (Exame Y) e se quiser, pode se inscrever para a 1ª fase deste Exame Y. Portanto, se você reprovar na segunda fase do Exame Y, você garante a repescagem do Exame Z.  

Ficou claro como funciona a repescagem na OAB? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor

Césary Matheus
Césary Matheus

Acadêmico de direito, redator e fundador do Blog Destrinchando o Direito.

0 Comentários

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.