Como estudar para OAB de forma eficiente? Confira 6 dicas essenciais

como estudar para oab de forma eficiente

Como estudar para OAB de forma eficiente? Essa com toda certeza, é uma pergunta feita por todo estudante de direito que está próximo ou ainda vai iniciar sua preparação para o exame da ordem. 

No começo, a prova pode parecer um “bicho de 7 cabeças” para muitos estudantes, pois é bem comum ouvirmos falar que é um exame extremamente difícil, onde grande parte reprova e que é impossível estudar sozinho. Esses comentários só aumentam o nervosismo dos estudantes. Mas foco no que realmente importa: ser aprovado.

É fato que estudar sozinho exige muita disciplina do aluno, podemos ver isso no formato de ensino EAD, que foi necessário ser implementado para uma adaptação a pandemia. Porém, qualquer aprovação em prova depende de um estudo estratégico, com organização, disciplina e dedicação.

E o estudo sozinho para a OAB, geralmente, é uma escolha de muitos estudantes e uma necessidade para outros, seja por falta de tempo ou condições financeiras. Pensando nisso, vamos dar 6 dicas essenciais para você estudar de forma efetiva para o exame da ordem. Vamos nessa?

1. Conheça a curva do esquecimento

curva do esquecimento para oab

No ano de 1885, um filósofo alemão chamado Hermann Ebbinghaus descobriu a curva do esquecimento. Essa curva mostra quando uma informação presente em nosso cérebro é retida no decorrer do tempo (exemplo: logo após os estudos a retenção é uma, depois de dias após esse estudo, a retenção é outra). 

Ao analisar a imagem acima, perceba que a curva vai caindo com o passar do tempo. Se é a primeira vez que você tem contato com algum conteúdo, sua retenção chega a ser 75 %, mesmo que seja por um curto período.

Passado 1 (um) dia após esse mesmo estudo, caso você não revise as informações adquiridas, irá lembrar, aproximadamente, 50% do que estudou.

Esse ciclo continua até você recordar bem pouco (ou quase nada) do que estudou.

Por esse motivo, Ebbinghaus concluiu que suas chances de retenção de conteúdo são de até 80 % superiores se revisar o conteúdo dentro de 24h.

E quanto mais você faz essa revisão, mas retenção do conteúdo seu cérebro vai obter, diminuindo as chances de sua memória descartar informações importantes. Portanto, para a OAB, revise o material mais próximo do dia que você estudou, em vez de realizar essa revisão “em cima” da prova.

2. Revise de forma ativa

revisão - como estudar para oab de forma eficiente

Geralmente, o método de revisão utilizado pelos estudantes é ler e reler o material, que em regra, são resumos com anotações feitas durante os estudos. 

Porém, alguns especialistas afirmam que esse método, embora tenha lados positivos, possui alguns negativos. Exemplo: Leitura e a releitura pode dar a falsa sensação de saber do conteúdo e está dominando determinada matéria, quando na verdade, não está.

Para preencher essas lacunas, é interessante utilizar a revisão ativa, ou seja, deixar de lado o material e buscar lembrar o conteúdo antes de fazer a leitura ou releitura propriamente dita.

Isso vai alavancar muito a sua memória a longo prazo, potencializando cada vez mais seus estudos.

MAPAS MENTAIS OAB

3. Ensine para alguém

pirâmide de aprendizagem de william glasser

Se levarmos em conta que o professor está repassando um conteúdo que domina muito, logo, você deve ser um excelente professor.

Muitas pesquisas mostram que você possui chances mais altas de reter o conteúdo, quando ensina ele para alguém. A imagem acima mostra um pouco essa retenção.

Outros estudos indicam também, que existe uma maior disposição/dedicação daqueles que pretendem ensinar aquilo que está aprendendo, pois busca a melhor forma de repassar esse conhecimento para terceiros.

A dica que posso dar é: chame um(a) amigo(a) e faça a proposta de um ensinar o outros, desse modo, ambos vão aprender com excelência! Caso não tenha alguém para propor, utilize a famosa “imaginação” criando alunos imaginários para você ensinar o conteúdo (funciona muito bem).

4. Faça simulados e provas anteriores

como estudar para oab de forma eficiente

Esse com toda certeza é uma das principais dicas. Somente com a resolução de simulados e provas anteriores é que o aluno vai entender como funciona e o que realmente cai nas provas.

Sabendo o que costuma ser cobrado, você vai filtrar os conteúdos necessários para estudo, afinal, nunca vai ser cobrado todo o edital, muito menos vai ser possível estudar tudo. Mas desse modo, você vai saber o que sempre é cobrado e garantir alguns acertos.

Como dito acima, a resolução dos simulados é importante para você entender como funciona a dinâmica da prova. Ou seja, você vai compreender como esses assuntos são cobrados e melhorar sua gestão de tempo na resolução de cada questão, que é um fator crucial em qualquer tipo de avaliação.

Além disso, com as resoluções de simulados e provas, você vai ter conhecimento dos seus pontos fortes e fracos, direcionando melhor os conteúdos a serem estudados.

5. Concentre-se nos temas mais cobrados

concentração

Utilizando o gancho do ponto anterior, é necessário que você foque nos assuntos mais cobrados. As disciplinas da prova da OAB não são cobradas de forma igualitária. Mas, alguns temas, querendo ou não, possuem um certo “favoritismo” e aparecem com maior frequência.

Portanto, é interessante reservar um tempo de estudo para esses assuntos, com base na probabilidade de ser cobrado no exame. Não tente passar horas e horas tentando memorizar cada detalhe de uma matéria que provavelmente não será cobrado. Utilize seu tempo de forma eficiente!

Ver as provas dos últimos 3 anos, por exemplo, é uma excelente maneira de garantir um ótimo aproveitamento nos estudos para o exame da ordem.

6. Estude de forma inteligente

como estudar para oab de forma eficiente

Muitos cometem o erro de resolver logo os exercícios. Porém, para o exame da ordem, é necessário que você trabalhe de forma metódica as questões. 

No decorrer dos seus estudos, se você errar determinada questão, pare e analise de forma crítica o porque errou. Além disso, quando você escrever uma resposta, dedique um tempo para analisar a mesma e comparar com a resposta do gabarito.

Posteriormente, quando se sentir mais confortável com determinada matéria, lembre-se de praticar o seu tempo. Pois toda prova tem um início e fim. Então esteja pronto para concluir o exame, de forma completa, no tempo determinado. Não invente que testar o seu tempo de prova no dia do exame, beleza?

Gostou das dicas? Potencialize seus estudos utilizando mapas mentais focados na OAB!

Sobre o Autor

Césary Matheus
Césary Matheus

Acadêmico de direito, redator e fundador do Blog Destrinchando o Direito.

2 Comentários

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário!


  1. […] Não invente de fazer a prova antes do permitido só para treinar, pois isso pode gerar problemas graves, inclusive responder judicialmente por falsidade ideológica. Esteja sempre atento às regras do edital e evite problemas desnecessários. Agora que você sabe quem pode fazer a prova da OAB, comece a se preparar para garantir sua aprovação. Confira 6 dicas para estudar de forma eficiente para o exame! […]

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.