Lázaro Barbosa: violação do túmulo é considerado crime?

túmulo lázaro barbosa

Na quarta-feira, 15 de março, o túmulo de Lázaro Barbosa, um serial killer morto em agosto de 2021, foi violado em Cocalzinho, interior de Goiás. Embora o túmulo tenha sido violado, a Polícia Civil de Goiás informou que o caixão de Lázaro estava intacto.

Lázaro Barbosa era investigado por mais de 30 crimes em Goiás, Bahia e Distrito Federal, principalmente latrocínios – roubo seguido de morte. A busca pelo criminoso começou em agosto de 2021, após a morte de um empresário e seus dois filhos, de 15 e 21 anos, a tiros e facadas em Ceilândia (DF). A mãe dos rapazes ficou desaparecida por três dias e seu corpo foi encontrado posteriormente na beira de um córrego, próximo da residência da família.

Em junho de 2021, Lázaro também foi investigado pela morte de um caseiro em Girassol (distrito de Goiás), quatro dias antes do assassinato da família em Ceilândia. Lázaro Barbosa, que nasceu em Barra do Mendes, interior da Bahia, já respondeu a processo por homicídio aos 20 anos. Em 2011, foi condenado por estupro, roubo e porte ilegal de arma de fogo.

primeiros passos no mundo do direito

Lázaro chegou a ser preso em 2018, em Águas Lindas de Goiás, mas fugiu da prisão poucos meses depois. Depois de uma perseguição de 20 dias, Lázaro foi morto pela Polícia Civil de Goiás em agosto de 2021.

Violação ao túmulo de Lázaro Barbosa é considerado crime? 

De acordo com o art. 210 do Código Penal, existe crime de violação de sepultamento (pena de reclusão de 1 a 3 anos de prisão), para aquelas pessoas que cometem atos de desrespeito aos mortos, caracterizados pela violação ou profanação de sepulturas ou urnas funerárias. Além disso, o art. 211 do mesmo Código dispõe sobre o crime de destruição, subtração ou ocultação de cadáver – pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa. 

Como consta acima, de acordo com a Polícia Civil de Goiás, o caixão do serial killer estava intacto, apesar dos resquícios de escavação, não corroborando para o tipo penal em questão.

Qual sua opinião sobre o caso? Houve crime de violação e desrespeito no túmulo de Lázaro Barbosa?

MAPAS MENTAIS OAB

Sobre o Autor

Redação
Redação

Perfil editorial do Destrinchando o Direito!

    0 Comentários

    O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário!

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.